A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o edital do Concurso Ler Bem 2025, que chega à sua 11ª edição no município. A iniciativa faz parte do Projeto ASPA de Incentivo à Leitura, realizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), e busca fortalecer o hábito da leitura entre estudantes da rede pública.
Voltado exclusivamente para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com até 10 anos de idade, o concurso tem como objetivo premiar o estudante com melhor desempenho em leitura em voz alta, a partir da obra “As Aventuras de Pinóquio, História de um Boneco”, de Carlo Collodi.
A disputa será dividida em três etapas municipais – seleção nas escolas, semifinal e final municipal – e culminará com a participação do vencedor na fase regional e estadual do concurso, organizada pela ASPA.
Além de desenvolver habilidades de leitura e interpretação, o projeto também visa incentivar a espontaneidade, entonação e a correta aplicação de pausas durante a leitura. Cada escola participante deverá escolher um representante para competir na semifinal municipal, marcada para os dias 12 e 13 de maio, na sede da Secretaria de Educação do Ipojuca.
O grande vencedor da etapa municipal será premiado com um tablet e representará o município na semifinal regional, realizada virtualmente entre os dias 21 de julho e 1º de agosto. Já a final regional ocorrerá de forma presencial em 8 de outubro.
Os prêmios para os vencedores da etapa regional incluem participação no 24º Encontro ASPA, com hospedagem em resort para o estudante, seus responsáveis, professor, gestor escolar e secretário de educação do município vencedor.
O secretário municipal de Educação, Deoclécio Lira, destacou a importância do projeto. “O Ler Bem vai além do concurso. É uma ferramenta de transformação que fortalece o aprendizado e o desenvolvimento crítico dos nossos alunos”, afirmou.
A inscrição dos representantes escolares deve ser feita até o dia 30 de abril via formulário online, acompanhado de autorização dos responsáveis e certidão de nascimento do estudante.