A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (09), uma importante ação de cuidado e acolhimento na comunidade quilombola Ilha de Mercês, localizada no Engenho Mercês. A iniciativa foi conduzida pelas equipes da Coordenação de Saúde da População Negra e da Gerência de Políticas Estratégicas, com o apoio dos profissionais da USF XXI, da eMulti e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde.
Durante a atividade, foram ofertados diversos serviços essenciais, como atendimentos médicos e odontológicos, coleta de citologia, testes rápidos, auriculoterapia, liberação miofascial, além da distribuição de hipoclorito e preservativos.
Também foram realizadas palestras educativas sobre alimentação e nutrição, bem como orientações quanto ao uso correto de medicamentos para o controle da hipertensão e do diabetes, fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde na comunidade.
De acordo com o gerente de Políticas Estratégicas em Saúde, Emerson Oliveira, a iniciativa contribui para aproximar ainda mais os serviços públicos da população. “Essa ação é importante porque facilita o acesso da comunidade à saúde e promove a integralidade e a equidade, respeitando as especificidades do quilombo”, destacou.
A atividade passará a ocorrer mensalmente e integra a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, fortalecendo o vínculo entre a comunidade quilombola e a rede municipal de atenção à saúde, além de reafirmar o compromisso da Prefeitura do Ipojuca com um cuidado humanizado, inclusivo e contínuo.
