A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, realizou na manhã desta quinta-feira (27) a palestra “Identidade e Resistência”, como parte da programação do Mês da Consciência Negra.
A iniciativa, realizada no auditório da Prefeitura, teve como foco o combate ao racismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento de práticas de educação antirracista no município.
O encontro reuniu especialistas, lideranças sociais e representantes do poder público comprometidos com a promoção da diversidade e a garantia de direitos. O público teve acesso a um espaço de diálogo e reflexão sobre a construção das identidades, além de debates acerca dos desafios históricos enfrentados pela população negra.
Entre as participantes, esteve a deputada estadual Simone Santana, reconhecida pelo trabalho no fortalecimento de políticas públicas voltadas à arte, cultura, ciência e literatura.
“É importante termos uma postura ativa no enfrentamento ao racismo. É papel do poder público promover discussões e garantir voz à população negra. Afinal, não basta apenas não sermos racistas; precisamos ser antirracistas”, afirmou.
A secretária de Cultura do Ipojuca, Amanda Araújo, também participou do evento, reforçando o compromisso da gestão com ações de promoção da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira.
“Este momento proporcionou uma troca significativa de experiências, ressaltando trajetórias que dialogam diretamente com questões sociais, culturais e educacionais de grande relevância para a população ipojucana”, ressaltou Amanda.
A palestra, contou ainda com as exposições de Bernadete Aymar, coordenadora de Projetos Especiais de Suape e militante dos povos tradicionais, além de Fabiola Maciel, Mestre em Educação, gestora pública e formadora nas áreas de direitos humanos, inclusão e diversidade.






Fotos: Léo Domingos
