Nesta semana, entre os dias 26, 27 e 28, os estudantes dos 2°, 5° e 9° anos da Rede Municipal de Educação do Ipojuca participaram da aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), que mostra o desempenho das políticas educacionais em cada uma das cidades do estado. No município, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, mobilizou a presença de mais de 4.500 estudantes de 38 escolas, representando uma participação de 98% dos meninos e meninas nos anos avaliados. No total, foram 174 turmas participando das provas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Para o secretário executivo de Educação do Ipojuca, Edvaldo Medeiros, “essa edição do SAEPE consolidou-se como um marco importante na avaliação educacional do Estado, fornecendo subsídios para melhorias na qualidade do ensino, e que nas últimas provas também nortearam os dados dos avanços conquistados no nosso Índice de Desenvolvimento Educacional do Ipojuca (IDEI)”.
Ainda segundo o gestor, a aplicação dos exames no município, o resultado da avaliação sairá em abril de 2025, “e refletindo toda a construção e o legado do trabalho promovido ao longo dos últimos anos na gestão da prefeita Célia Sales, com investimentos concretos na área, a exemplo da valorização dos professores e profissionais da educação e a implantação de programas e projetos exitosos para elevar o desempenho dos estudantes da rede municipal”, observou.
No SAEPE divulgado esse ano, referente às provas de 2023, Ipojuca ficou em primeiro lugar no 2º e 5º anos dos anos iniciais e apresentou um crescimento considerável na proficiência no 9º entre as cidades da Gerência Regional de Educação Metro Sul. “Apresentamos resultados superiores a outras cidades da Região Metropolitana como o Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço e até mesmo a capital Recife. E a expectativa para o resultado de 2025, tendo como base todo o trabalho da gestão Célia Sales, é que nossos estudantes sigam nesse patamar de melhoria do aprendizado”, destacou o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim.
crédito fotos: Jack Nicholson
Faça um comentário