A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (09) a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema A saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano. O evento aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Ipojuca, reunindo representantes do governo municipal, como a vice-prefeita Marinalva Maria, profissionais de saúde, movimentos sociais, estudantes e a população em geral.
O objetivo da conferência é construir propostas e diretrizes voltadas à saúde dos trabalhadores, considerando o perfil econômico e produtivo do município. As propostas definidas no encontro serão levadas à etapa estadual e, posteriormente, à conferência nacional.
Segundo a secretária de Saúde de Ipojuca, Gessyane Paulino, a conferência é um momento fundamental para construção coletiva. “Estamos aqui realizando a primeira conferência municipal da saúde do trabalhador e trabalhadora do SUS. Esse é um evento muito importante em que vamos construir diretrizes e propostas de acordo com o perfil produtivo do município e como ele impacta a saúde dos trabalhadores. Essas propostas serão levadas à conferência estadual e também à conferência nacional”, afirmou.
A vice-prefeita Marinalva Maria também destacou a relevância do evento. “Estamos aqui para garantir condições dignas de trabalho e assegurar os direitos de cada trabalhador e trabalhadora ipojucana”, disse.
A conferência municipal é um espaço democrático e participativo, essencial para fortalecer o SUS e garantir que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas nas esferas estadual e nacional.



Fotos: Leo Domingos/Guilherme Hugo