A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), aderiu oficialmente a importantes programas e redes coordenados pela Controladoria-Geral da União (CGU), fortalecendo seu compromisso com a transparência, o controle social, a integridade e o combate à corrupção.
Entre as iniciativas integradas estão a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), o Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor), a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedLAI), a plataforma Fala.BR — ferramenta integrada de ouvidoria e acesso à informação —, além do sistema eletrônico de Processos Administrativos Disciplinares (e-PAD).
A solenidade de adesão foi realizada nesta segunda-feira (07), na sede da Superintendência Regional da CGU em Pernambuco, com a presença do controlador-geral do Ipojuca, Rodrigo Brayner. Na ocasião, foram assinados os termos de adesão que representam um avanço significativo nas práticas de controle interno da administração municipal.
Com essa iniciativa, o município do Ipojuca passa a integrar uma rede nacional de boas práticas voltadas ao aprimoramento da gestão pública. A adesão ao Renouv e ao Procor permitirá o alinhamento estratégico entre a CGU e a CGM, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de metodologias e a atualização constante em relação às melhores práticas em ouvidoria, atividades correcionais e gestão da integridade.
Além de promover maior eficácia nos processos internos, as novas ferramentas contribuirão para o fortalecimento do controle institucional e social sobre os recursos públicos, ampliando a participação da população ipojucana na gestão municipal.
“O fortalecimento institucional, por meio da integração com redes de controle e transparência, é essencial para a construção de soluções colaborativas e eficazes, sempre em benefício da sociedade ipojucana”, destacou o controlador Rodrigo Brayner.
Brayner também ressaltou que a adesão representa um passo importante rumo à convergência normativa e conceitual, promovendo maior segurança jurídica às ações da administração pública municipal e contribuindo para o aprimoramento da gestão e da defesa dos direitos dos cidadãos.
Participaram da cerimônia a superintendente adjunta da CGU em Pernambuco, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Abelardo Jorge Lessa Lopes, o Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Deolindo Pedro de Aquino Filho, além das diretoras Stella de Deus, da área de Auditoria, Controle Social e Relações Institucionais, e Taísa Steter, da Diretoria de Racionalização, Governança e Orientação ao Gestor.