Pós-doutora em Educação ministra palestra de boas-vindas aos professores da EJA

Como uma iniciativa de acolhimento de profissionais do segmento educacional, ocorreu, na noite desta terça-feira (18), no Centro de Formação Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca-Sede, um encontro com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atuam na rede municipal de ensino. O evento contou com a presença da professora Dayse Moura, pós-doutora em educação, além de gestores, coordenadores pedagógicos e educadores.

A abertura da programação foi feita pela coordenadora da EJA, Myziara Miranda que apresentou aos presentes o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. O Pacto, uma política pública do governo federal, visa a promoção da alfabetização e a qualificação de jovens e adultos, com foco na superação das desigualdades educacionais.

A professora Dayse Moura ministrou a palestra intitulada “Necropolítica e Racismo Estrutural na Educação: a EJA como caminho para a justiça social”. Durante sua fala, a ela abordou a importância da EJA como um espaço de resistência e transformação social, destacando os desafios enfrentados pelos estudantes e professores no contexto da educação brasileira.

A palestra enfatizou a necessidade de se compreender o impacto do racismo estrutural na educação e o papel fundamental da EJA na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Profª Dayse também ressaltou o papel dos educadores em fortalecer a luta contra as desigualdades e fomentar a inclusão no ambiente escolar.

A Gerente do Campo/EJA, Maria Valéria da Silva, também esteve presente, destacando a importância da formação continuada para os profissionais da área e a relevância do evento para o fortalecimento da educação de jovens e adultos na região.

O evento foi um momento de reflexão e aprendizado para todos os participantes, marcando o início de mais um ciclo de desenvolvimento profissional para os educadores da EJA.

Perfil

Dayse Moura é Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professora Associada no Departamento de Ensino e Currículo da UFPE, onde atua no desenvolvimento de pesquisas e no ensino de futuros educadores. Além disso, é membro do Colegiado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), contribuindo para a promoção de estudos e práticas educacionais voltados à valorização da cultura afro-brasileira.

Dayse Moura, no centro da foto, junto com a equipe da Secretaria de Educação do Ipojuca

Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support