Nesta terça-feira (09), foi realizada uma reunião para apresentação dos novos representantes governamentais do Conselho Municipal de Turismo do Ipojuca (COMTURI). O encontro teve como objetivo fortalecer a governança participativa do setor e alinhar diretrizes para o desenvolvimento turístico do município.
Assumem agora a liderança do COMTURI os representantes, Deomaci Ramos, secretário de Turismo, como presidente do conselho; Crislene Arruda, como vice-presidente; Alana Araújo, como secretária do conselho.

Durante a reunião, também foi anunciada a criação do Núcleo Gestor de Turismo do Ipojuca (NGTI), instituído por meio de ementa assinada pelo prefeito do município, no uso de suas atribuições legais. A medida considera a importância de fortalecer a governança do turismo em Ipojuca.
O NGTI surge como uma estratégia para ajudar no planejamento, na execução e no acompanhamento das ações e políticas públicas voltadas para o turismo em Ipojuca. A ideia é alinhar essas ações com as potencialidades do município e também com os desafios que ele enfrenta. Tudo isso pensando em um desenvolvimento que respeite a cultura local, o meio ambiente e as comunidades do nosso município.
A reativação e o fortalecimento do COMTURI são etapas essenciais para que o município possa buscar a reintegração ao Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), instrumentos importantes para acesso a recursos, visibilidade e apoio técnico do Governo Federal para ações de desenvolvimento do setor.