A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma ação educativa em alusão ao Fevereiro Roxo nas unidades do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Centro de Fisioterapia, no distrito de Nossa Senhora do Ó. A iniciativa reuniu profissionais de saúde e pacientes em um momento de orientação, diálogo e acolhimento.
Com foco na conscientização sobre doenças crônicas que, embora nem sempre sejam perceptíveis, afetam de forma significativa a qualidade de vida e demandam acompanhamento contínuo e cuidados permanentes, como Lúpus, doença de Alzheimer e Fibromialgia, a equipe de saúde esclareceu dúvidas e reforçou, durante a ação, a importância do diagnóstico precoce, da adesão ao tratamento e da prática do autocuidado.
“Essa ação em conjunto do Centro de Fisioterapia com o CER foi um momento de sensibilização da população e de chamar a atenção para causas tão importantes como a Fibromialgia, o Lúpus e a doença de Alzheimer, aproximando as pessoas da informação, ajudando a reconhecer sinais e sintomas, orientando sobre onde buscar ajuda e, principalmente, sobre a importância do diagnóstico precoce. Além de criar um canal para que essas informações cheguem a outras pessoas”, afirmou o coordenador do Centro de Fisioterapia, Jabson Santana.
A mobilização integra a programação do Fevereiro Roxo e reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o fortalecimento de ações educativas que contribuam para mais qualidade de vida da população ipojucana.
