Fortalecendo um legado histórico na área da segurança pública da cidade, sendo modelo de referência para o Estado o e país, nessa terça-feira (22), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Defesa Social, assinou o termo de parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a elaboração do Plano de Segurança do Município. A formalização do contrato, com a presença da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, do deputado estadual Romero Sales Filho, do secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais, e do reitor da instituição de ensino, Alfredo Gomes, ocorreu na UFPE, no bairro da Cidade Universitária, no Recife.
O Plano de Segurança Municipal, pensado para os próximos dez anos, é a continuidade da construção da Política de Segurança Pública Municipal de Ipojuca, que foi transformada na Lei de n° 2.138/2023. A formulação do documento será feita pela universidade através do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Riscos e Conformidade, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No plano serão pactuados metas e resultados a serem alcançados dentro de um determinado horizonte de tempo, bem como estabelecimento de linhas de ação, políticas, programas e projetos a serem implementados, representando uma ação de estado e não só de gestão.
Para a prefeita Célia Sales, “o que estamos deixando para os ipojucanos é a construção de toda uma política de segurança pública com resultados extremamente exitosos. Quando assumimos a gestão, a principal preocupação da população era com a segurança e agora estamos deixando o município como um exemplo de trabalho na área com investimento, capacitação e aprimoramento da segurança pública”, disse. Segundo o deputado Romero Sales Filho, “a prefeitura tomou para si o que era uma responsabilidade só do Estado e a partir de um grande investimento, uma valorização da Guarda Municipal, a gestão conseguiu transformar índices alarmantes em uma das cidades que mais reduziram a criminalidade. E essa parceria com a UFPE vem para consolidar tudo isso. O plano é a garantia que não podemos retroceder em nada”.
“A segurança pública é realmente uma das grandes prioridades do país e a gente não pode deixar de fazer o investimento adequado, por isso é uma política de estado. E eu creio que esse é um passo muito importante nesse modelo de Ipojuca que é destaque e referência. Vou me colocar à disposição para que esse processo possa ser replicado, com a devida adequação, para outras cidades”, declarou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.
Para o coordenador do Laboratório de Governança Gerenciamento de Riscos e Conformidade, professor Jeronymo José Libonati, “o plano permitirá que Ipojuca defina suas diretrizes, objetivos e metas, avançando no processo de segurança pública e defesa social do município, sendo uma política de estado e não só de governo”. A previsão da universidade é entregar o plano validado até o final de dezembro. “Com essa ação, a prefeita Célia Sales completa o ciclo legal estabelecido na Lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), visando a melhor prestação de serviços públicos na área de Segurança Pública objetivando e priorizando a redução da criminalidade no município de Ipojuca”, destacou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais.
crédito fotos: Luis Santos Marly Ribeiro
Faça um comentário