A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realizou, no último sábado (08), o dia D de vacinação contra a poliomielite. O atendimento aconteceu nos postos de saúde e policlínicas de todo o município e foi voltado para crianças menores de 5 anos. A campanha continua até o dia 14 de junho.
“É importante ressaltar que a vacinação é a única forma de mantermos a poliomielite sob controle, pois quanto menos pessoas vacinadas, maior o risco da doença voltar a circular. Temos que garantir que o poliovírus selvagem que não tem circulação no Brasil desde 1990, se mantenha sob controle. No dia D foram imunizadas mais de 700 crianças e continuaremos o trabalho de prevenção à essa doença, o imunizante está disponível nos postos de saúde e policlínicas de todo o município”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ipojuca, Kate Gomes.
A poliomielite, popularmente conhecida como pólio ou paralisia infantil, é causada pelo poliovírus selvagem e está relacionado com infecção da medula e do cérebro, causando sequelas motoras que não tem cura. O último caso foi registrado no Brasil há 34 anos, devido ao trabalho de imunização realizado, porém a queda da cobertura vacinal coloca o país em risco do retorno de circulação do vírus.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom
Faça um comentário