A Prefeitura do Ipojuca, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu, nesta quinta-feira (22), uma Roda de Conversa sobre o “Fevereiro Roxo e Laranja”. O encontro aconteceu no CRAS do Ipojuca e tratou sobre o Fevereiro Roxo, que é o mês de conscientização do Alzheimer, fibromialgia e lúpus e Fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia.
O encontro de hoje faz parte das ações mensais do Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que acontece mensalmente e aborda diversos temas. “O Paif é um programa guarda-chuva, pois previne que a família que é atendida no CRAS passe por situações que possam a deixar em vulnerabilidade. O momento é uma rotina onde são debatidos assuntos diversos, garantindo direitos e orientação. O atendimento vai desde o que aconteceu aqui hoje, na roda de conversa ou pode ser uma oficina, um contato da assistente social. São várias metodologias de atendimento, visando proteção em todos os âmbitos da assistência”, explicou a gerente de Proteção Básica da Assistência Social, Maria José.
A responsável pela Roda de Conversa, a enfermeira Patrícia Ananias, abordou de forma clara e simples os temas do “Fevereiro Roxo e Laranja”, explicando os sintomas e também os meios de prevenção das doenças que têm destaque neste mês, que são, Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia. “É muito válido que a população seja orientada de forma correta e informada sobre várias doenças, pois muitas são cercadas de mitos. A partir do momento que são chamados para conversar e tirar dúvidas, estamos dando direito aos mesmos de se cuidarem, se observarem e tratar possíveis problemas como um todo e no início”, disse Patrícia.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário