Visando modernizar os procedimentos operacionais da Guarda Municipal, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Defesa Social, fez a aquisição de 50 armas de incapacitação temporária neuromuscular do tipo Taser X2. Trata-se de um equipamento com tecnologia de ponta, utilizado pelas principais polícias do mundo, a exemplo de São Paulo, Boston, Nova York e Londres. No Estado de Pernambuco, Ipojuca é pioneiro na compra e treinamento do efetivo para o uso deste tipo de armamento.
Segundo o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, “o equipamento busca proteger vidas, evitar perdas, salvaguardar os direitos humanos e, acima de tudo, contribuir com a segurança dos moradores e dos turistas”, disse. Nessa terça-feira (30), a primeira turma agentes do município iniciou a capacitação para o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo.
Dois instrutores master foram enviados pela empresa fornecedora do equipamento para capacitar a Gerência de Formação e Treinamento da Guarda do Ipojuca, que já está credenciada a formar os demais GMs do Ipojuca. A partir do período carnavalesco, o equipamento já poderá ser utilizado na manutenção da ordem e prevenção ao crime durante as festas de rua do município. A aquisição dos itens se soma a outras ações que reforçam a segurança do Ipojuca, como as câmeras de monitoramento, as câmeras corporais, a renovação da frota de veículos, a aquisição de equipamentos de proteção individual, entre outras iniciativas.
crédito fotos: Aguinaldo Silva / Secom
Faça um comentário