Atender melhor as crianças e adolescentes do município. Com esse objetivo, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA) realizou mais uma etapa do curso de formação para os conselheiros tutelares, titulares e suplentes. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (17) no Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP), e desta vez abordou o uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA) no Conselho Tutelar.
A informatização das demandas no Conselho Tutelar tem como objetivo agilizar todo o processo de atendimento. O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), é uma plataforma nacional, um instrumento estratégico descentralizado, de interesse público para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O SIPIA é um sistema web, não sendo necessário instalação no computador, a solicitação de acesso ao sistema é feita pelo conselheiro tutelar de forma simples, diretamente no sistema.
“O SIPIA é também e principalmente uma ferramenta para a geração de dados e estatísticas que podem vir a prevenir e pontuar aos gestores, onde estão as necessidades de implantação daquelas políticas específicas. Essa é sem dúvida uma vertente principal com relação ao SIPIA para o Conselho Tutelar. Além disso, temos uma gama de benefícios e facilidades que o próprio sistema traz para o conselheiro e para os conselhos, quando está realizando o atendimento. Também conta com o armazenamento em nuvem, que evita a perda das informações, é um banco de dados complexo e completo”, destacou um dos responsáveis pelo treinamento e conselheiro tutelar no Recife, Iran Santos.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva/Secom
Faça um comentário