A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o curso de formação para os conselheiros tutelares, titulares e suplentes. O encontro desta sexta-feira (05), reuniu a equipe da Assistência Social com os profissionais, que estão em capacitação desde o dia 02, no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, no Centro.
“Muita alegria estar aqui, todos que convivem conosco sabem do nosso convívio próximo com os conselheiros. Tanto os que estão voltando para um novo mandato e os que estão chegando terão que enfrentar os desafios e nós queremos estar sempre perto, com interação e apoio. Logo falaremos também dos novos projetos que estão por vir”, destacou a secretária de Assistência Social, Anne Banja. A técnica da Vigilância Socioassistencial, Taciana Albuquerque, apresentou aos conselheiros os equipamentos da assistência e a importância de cada um deles, como CRAS, CREAS e programas e projetos como o Mãe Coruja, Idoso Feliz e Esporte em Tempo de Inclusão.
“Essa formação para os conselheiros, sobretudo os novos, vai proporcionar condição e conhecimento necessário para aplicar as medidas estabelecidas pela legislação. Eles terão o conhecimento do exercício da sua função e suas atribuições. O conselho faz parte do sistema de garantia de direitos, e o conselheiro é um dos atores, onde também atuam o Ministério Público, o poder judiciário e as secretarias, entre outros. Eles aprendem a articular com os demais, para serem aplicadas as medidas de proteção às crianças e adolescentes”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Rufino da Silva.
Crédito das fotos: Jack Nickolson/Secom
Faça um comentário