Curso que orienta sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Ipojuca começou na manhã desta segunda-feira (3) e segue até a próxima quinta-feira (6).
A ação – promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, em parceria com a prefeitura municipal – está sendo realizada na sede da Secretaria de Agricultura do Ipojuca, localizada na Rua José Marinho Alves, no centro.
O objetivo do curso – que é gratuito e voltado para técnicos e gestores públicos – é formar facilitadores para o cadastro de imóveis rurais, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais (56,92 hectares) e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na Lei 12.651/2012 (atual Código Florestal).
O cadastro é auto declaratório e é uma etapa fundamental para a regularização ambiental dos imóveis rurais.
As aulas serão ministradas pelo coordenador do CAR no Estado, Josemario Lucena, e pelo analista ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Orieudo Moura.
Os participantes receberão um certificado de curso de extensão emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Foto: Marly Ribeiro / SECOM
Faça um comentário