O programa Ipojuca é TOP é o primeiro programa de retomada econômica de um município do Nordeste após a pandemia do Coronavírus. São mais de 118 milhões de reais investidos em geração de emprego e renda, melhorias e criação de novos equipamentos públicos, infraestrutura, educação e muito mais, beneficiando todos os distritos do Ipojuca.
Distrito Industrial de Camela
Em 2018 foi lançado o Distrito Industrial de Camela, iniciativa que já era esperada pela comunidade de Camela há mais de 18 anos. O projeto, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, prevê a instalação de empresas e geração de empregos para os ipojucanos.
Porto de Galinhas é destaque no Brasil
Em 2019, Porto de Galinhas foi eleito o destino brasileiro que mais se preocupa em valorizar seu patrimônio ambiental, segundo avaliação do Ministério do Turismo. O balneário também entrou no ranking dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros nos meses de junho e julho.
Primeiro conjunto habitacional da história do Ipojuca
O conjunto Habitacional Vila Canoas I e II, localizado no Sítio Canoas, distrito de Nossa Senhora do Ó, tem o objetivo de proporcionar proteção, conforto e dignidade para os ipojucanos. Através de recursos federais e municipais, a Prefeitura do Ipojuca, investe na realização do sonho da casa própria de 576 famílias do município.
Programa Mulheres Empreendedoras
Com o objetivo de levar empoderamento, fortalecimento sociopolítico e autonomia financeira para as mulheres ipojucanas, a Prefeitura do Ipojuca criou o Programa Mulheres Empreendedoras em 2018. Desde então, milhares de mulheres participaram de palestras e cursos de capacitação, inclusive em parceria com o SEBRAE.
Programa Emprega Ipojuca
Lançado em outubro de 2017, o Emprega Ipojuca oferece cursos de capacitação profissional gratuitos para auxiliar na busca pelo primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Em parceria com a rede hoteleira, o programa capacita e indica os participantes para as oportunidades existentes.
Apoio à agricultura familiar
A Prefeitura do Ipojuca realizou, em 2018, a entrega de 9 tratores completos, equipados com carroças, roçadeiras, grades e sulcadores, para beneficiar cerca de 2 mil trabalhadores rurais do município. Além disso, a Prefeitura do Ipojuca está ao lado dos agricultores e faz a doação de sementes, a manutenção das estradas vicinais e diversas outras ações.
Colab – Aplicativo para propor melhorias
Em 2019 a Prefeitura aderiu ao Colab, um aplicativo de comunicação que possibilita os ipojucanos a propor melhorias de forma rápida e eficaz. Em casos como buraco, mato alto, ou poste apagado, por exemplo, basta tirar uma foto e postar. A reivindicação vai direto para o setor responsável e o cidadão acompanha o passo a passo da resolução do problema.
Reajustes salariais servidores municipais
Valorizando os servidores municipais, desde 2017, a Prefeitura do Ipojuca já garantiu reajuste salarial para professores, guardas municipais, conselheiros tutelares e servidores efetivos. Além disso, os agentes comunitários do município hoje contam com um dos melhores salários do país.
Programa Idoso Feliz
O Programa Idoso Feliz tem o objetivo de ajudar os idosos a ter mais autonomia e garantir a interação social deles. Mais de dois mil idosos do município participam de oficinas de artesanato, teatro, dança e música. O trabalho dos idosos também pode ser ouvido em um CD, chamado Toadas de Ipojuca. Uma obra que eterniza a alegria e a arte deles.
Iniciativas contra o trabalho infantil
Visando a prevenção do trabalho infantil, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Convivência promovem atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, para crianças e adolescentes, de famílias referenciadas e acompanhadas pelos serviços socioassistenciais do município. Um exemplo foi a oficina Esporte em Tempo de Inclusão para 150 crianças, iniciada em 2019.
Valorização dos conselheiros tutelares
A Prefeitura do Ipojuca concedeu um ajuste de 85% para os conselheiros tutelares. Esse foi um reconhecimento ao trabalho fundamental que eles exercem para proteger as crianças ipojucanas. Além disso, os conselhos tutelares agora contam com novos carros e equipamentos para que possam exercer o seu trabalho com mais qualidade.