Em mais uma ação conjunta, as secretarias municipais de Assistência Social e Especial da Mulher do Ipojuca realizaram, nesta 3ª semana de dezembro uma palestra sobre os aspectos e atualizações da Lei Maria da Penha, instrumento legal que combate a violência doméstica e familiar no Brasil. Realizada no auditório do Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, a atividade reuniu servidores da Secretaria da Mulher, conselheiros tutelares e gestores do CRAS e do CREAS do município. A ação contou com a palestra do delegado de plantão da cidade do Paulista, Valmir Monte.
“Que possamos aprender cada vez mais para combater a violência contra a mulher. Só com equidade de direito conseguimos uma sociedade mais justa”, destacou a secretária da Mulher, Bianca Lacerda, na abertura do evento. Para a secretária de Assistência Social, Anne Banja, a violência contra a mulher ainda é um tema muito atual. “Infelizmente ela está presente em todas as classes sociais. Quanto mais se fala, mais se difunde a informação, mais garantias para as vítimas. Que possamos sair daqui pessoas mais conscientes e levar essa orientação para quem precisa”, reforçou.
Na sua apresentação, o delegado Valmir Monte abordou pontos como o aumento da violência física contra a mulher durante a pandemia; explicou como denunciar virtualmente, sem a necessidade de comparecer a uma unidade policial quando não há lesão corporal; as medidas protetivas das vítimas e das testemunhas, entre outros assuntos. “A Lei Maria da Penha é uma ferramenta tão poderosa que está sendo aplicada até fora da sua abrangência. Um exemplo disto são as medidas protetivas em casos envolvendo a união entre dois homens, onde a lei é utilizada como meio para proteger a pessoa agredida”, apontou o palestrante.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário