Em alusão ao dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e ao Dezembro Vermelho, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando, durante este mês, as ações de orientação e testagem rápida em todas as policlínicas e unidades de saúde do município. O trabalho, orientado pela Coordenação de Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, visa alertar a população sobre a prevenção e os cuidados com relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST).
No Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), localizado no centro do Ipojuca, foi montada uma tenda para acolhimento das pessoas interessadas no serviço. Houve também exames para detecção de Sífilis. Para marcar a ação, além do teste rápido, também houve a distribuição de preservativos para população que passou pelo local. “O CTA é a porta de entrada para o usuário que precise desse atendimento e, em casos positivos, o paciente é direcionado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Ipojuca”, explica a coordenadora municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Gisela Talmon.
A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão do HIV pode acontecer de diversas formas, como: sexo sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; ou por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Faça um comentário