Nesta terça-feira (04), a Prefeitura do Ipojuca liberou o pagamento da 4ª parcela do Benefício Eventual Municipal (BEM) para mais de 4 mil trabalhadores informais que ficaram sem poder trabalhar por conta da pandemia da COVID-19. Inicialmente previstas três parcelas, a nova prestação do auxílio, no valor de R$500, foi definida devido à falta de liberação das atividades de comércio e turismo nas praias por parte do Governo Estadual.
O pagamento do BEM foi uma decisão adotada pelo Comitê de Combate ao Coronavírus do Ipojuca, sendo a única administração municipal de Pernambuco que garantiu essa ajuda para os trabalhadores informais do município. A entrega dos cartões com o crédito iniciou em maio, beneficiando categorias como bugueiros, taxistas, mototaxistas, ambulantes, garçons, jangadeiros, barraqueiros, entre outras. Para ter direito ao benefício era preciso já ter cadastro na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano e na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS).
O cartão do BEM, que é da rede Alelo, funciona como um cartão de débito. Além da iniciativa pioneira no estado, a escolha da Prefeitura do Ipojuca por este tipo de cartão foi para que não houvesse aglomerações em instituições bancárias, como ocorreu com o benefício do Governo Federal. O beneficiário do BEM pode realizar o saque em caixas 24h, comprar em qualquer estabelecimento que aceite o pagamento em débito, movimentando a economia local, ou simplesmente fazer pagamentos.
Faça um comentário