Nesta quarta-feira (04), a programação da 1ª Semana da Mulher Ipojucana, promovida pela Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Especial da Mulher, foi marcada pela mensagem de valorização das qualidades pessoais, a importância de perseverança diante das adversidades como forma de empoderamento para um futuro empreendedor. A ação, realizada na Praça Getúlio Vagas, no Centro, contou com a palestra da jornalista da Globo Nordeste, Meiry Lanunce, que falou sobre empreendedorismo.
Além das mulheres empreendedoras que estavam na praça expondo seus produtos, os alunos do 9º ano da Escola Joaquim do Rêgo Cavalcanti também participaram da palestra. Na sua apresentação ao público presente, Meiry Lanunce contou sobre sua vida, a infância humilde e como, com força de vontade e fé, ela foi conquistando vitórias. “É preciso olhar em volta e procurar ajuda. O que não dá é ficar plantado esperando por um milagre”, disse a jornalista. Para ela, cada pessoa possui um potencial e é isso que faz com que as pessoas se destaquem no mercado de trabalho. “Vocês devem valorizar o que têm de bom para oferecer. São detalhes que podem fazer a diferença”, reforçou.
A artesã Quelma Gomes, 53 anos, que trabalha com a confecção de sandálias e expõe os produtos no município vibrou com a presença da jornalista no evento. “A realidade dela é muito parecida com a de muitas de nós. Veio de uma vida humilde, venceu, mas não esqueceu as raízes”, disse a profissional que atua a mais de cinco anos com a realização de cursos e outros trabalhos manuais. A secretária da Mulher, Bianca Lacerda, coordenou os trabalhos e, no final, presenteou Meiry Lanunce com produtos feitos pelas mulheres empreendedoras do Ipojuca. “A semana é uma oportunidade de valorizar as mulheres e mostrar que elas podem ir trás dos seus diretos, permitindo que elas tenham independência”, informou a gestora.
A coordenadora do Programa Maria da Penha vai à Escola, Kétulem Raetylles, abordou a importância do Dia Internacional da Mulher. A atividade também contou com a promoção do Projeto Meu Direito, de retirada de 2ª via gratuita de documentos como certidão de nascimento, casamento e de óbito. Houve ainda exposição e venda dos produtos das mulheres que participam do Programa Mulher Empreendedora.
Retirada de documentos – Outra ação da manhã foi a emissão de 2ª via de documentos. Quem aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Maria Zuleide dos Santos, 59 anos. Moradora do centro, ela solicitou uma nova certidão de casamento. “Já estava muito velhinha e toda rasgada, e é um documento que sempre pedem”, afirmou. Já a assessora jurídica, Melyssa Nascimento, 27 anos, procurou o espaço para retirar uma nova certidão de nascimento. “Achei uma iniciativa muito boa, pois geralmente esse tipo de procedimento tem um valor mais caro e aqui foi a oportunidade de fazer tudo de graça”, informou.
Faça um comentário