O “Dia D” da vacinação contra a gripe foi celebrado neste sábado (4). Em Ipojuca, mais de 19 mil pessoas precisam ser vacinadas. Isso equivale a 90% do público prioritário. A campanha segue até o dia 31 de maio. No município, há 24 pontos de vacinação. Neste sábado, houve reforço no atendimento.
A mobilização é realizada em todo o país, para imunizar grupos prioritários. Devem se vacinar as crianças acima de seis meses e abaixo de seis anos, as gestantes, as mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, toda a população acima de 60 anos de idade, pessoas de qualquer idade que tenham indicação médica por uma doença, além da população de professores e profissionais de saúde.
A vacina protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2) e B e também contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica no ato da imunização.
Jovens dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também têm direito às doses. O Ministério da Saúde também orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.
Faça um comentário