O terceiro dia da programação alusiva ao aniversário do Ipojuca foi marcado pela inauguração da Escola Municipal Professora Amara Josefa da Silva (Dona Nina) na Praia de Porto de Galinhas. A solenidade contou com a presença da prefeita Célia Sales, de sua vice, Patrícia Alves, de secretários municipais (entre eles, os titulares da pasta de Educação, Francisco Amorim, de Infraestrutura, Giuliana Cavalcanti, e de Governo, Romero Sales), de assessores, de representantes da Câmara de Vereadores, de alunos, de professores e da comunidade. A cerimônia foi abrilhantada por uma apresentação do coral do projeto “aprendendo com a música”, formado por estudantes ipojucanos.
A nova unidade escolar tem capacidade para 980 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, são 26 salas, com espaço para brinquedoteca, refeitório, cozinha e biblioteca. Trinta e seis professores e 105 outros funcionários atenderão 36 turmas nos dois turnos.
A Escola Professora Amara Josefa da Silva é um desmembramento da Escola Manoel Luiz Cavalcanti Uchoa, que fica no centro de Porto. Com isso, as comunidades de Socó e Salinas foram beneficiadas, graças a proximidade da unidade. “Nosso principal objetivo é melhorar os indicadores da Educação”, explicou o secretário Francisco Amorim.
Em seguida, a prefeita e sua comitiva visitaram o Estádio Municipal Antônio Dourado Neto, na região central de Ipojuca, para conferir de perto a requalificação feita por lá. As alterações necessárias para receber jogos oficiais têm como destaque a acessibilidade. Uma rampa de acesso para deficientes foi construída, além de banheiro exclusivo para portadores de necessidades especiais.
Além disso, todo o sistema elétrico do estádio passou por uma manutenção, com destaque para os refletores. “Os bancos para os jogadores reservas foram ampliados. Uma bilheteria para visitantes foi construída. Corrimões instalados. Solo e gramado tratados. Tudo isso para trazer mais conforto e bem estar para atletas e torcedores”, disse o secretário especial de Esportes do Ipojuca, Edilson Fabrício.
A programação de aniversário do Ipojuca ainda contou com a apresentação interna do Colab, para todos os secretários municipais. O Colab é um aplicativo de gestão participativa. Por meio dele, a população pode identificar problemas e sugerir propostas para Prefeitura. Por exemplo: alguém pode encontrar um buraco na rua, tirar foto, colocar informações e enviar para que a Secretaria responsável providencie a solução.
Pelo Colab, a Prefeitura do Ipojuca poderá também fazer consultas populares sobre opiniões referentes a determinadas ações. O aplicativo está em fase de testes e deve ser lançado em breve.
Até o próximo sábado, 30 de março, dia em que o município faz aniversário, haverá uma série de programação especial preparada pela Prefeitura do Ipojuca.
Clique no link abaixo e veja mais fotos:
Faça um comentário