É motivo de comemoração para a Prefeitura do Ipojuca o balanço feito pela Secretaria de Saúde do município sobre o número de partos realizados na Maternidade Municipal Mãe Lídia. Comparando os anos de 2016 a 2018 houve um aumento de 637 partos para 1.300, ou seja, um crescimento de 104% de nascidos em Ipojuca.
Neste último dia do mês de janeiro, o mais novo cidadão ipojucano veio ao mundo de parto natural às 3h50 pelas mãos do Dr. Benjamin Gonzales. Pedro Henrique Nascimento, nasceu com 49cm e 3,6 kg. Segundo sua mãe, Alice Nascimento, de 21 anos, moradora do distrito de Camela, ela chegou à Maternidade Mãe Lídia com contrações às 2h23 e não demorou para ter o filho em seus braços. “Vim de madrugada de Camela para cá, fui bem atendida, o atendimento foi rápido e já estou com ele aqui”, contou Alice.
Outro dado importante é o resultado da implantação do Planejamento Familiar que antes só oferecia à população contraceptivos e, desde julho de 2018, passou a realizar procedimentos de média e alta complexidade, como cirurgias de laqueadura tubária e colocação de DIU. De julho a dezembro de 2018 foram contabilizados 570 atendimentos no Planejamento Familiar.
A Maternidade Mãe Lídia está aberta 24h e se prepara para, neste ano de 2019, garantir mais atendimentos e com um padrão de excelência exigido pelo Ministério da Saúde, por isso está realizando uma readequação em sua estrutura. Tal iniciativa, além de eliminar os erros estruturais de climatização que existem há anos, irá possibilitar ter um padrão de qualidade e acolhimento que as mulheres ipojucanas merecem.
Foto: Wilderson Pimentel/Secom
Faça um comentário