O projeto foi lançado oficialmente neste fim de semana na Rua das Piscinas Naturais da Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, e tem como objetivo ensinar técnicas de artesanato e noções de empreendedorismo para ipojucanos. A Prefeitura do Ipojuca e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apoiam a iniciativa, que é idealizada pela empresária do ramo de confecção Lúcia Barreto.
Semanalmente, um grupo de artesãos se reúne para produzir artesanato dos mais diversos tipos, como cestos, descansos de mesa, bolsas e enfeites variados. As peças são feitas de madeira, tecido, semente, e por aí vai. Tudo é reaproveitável e vira arte. “Nós disponibilizamos a matéria prima, ensinamos a produzir e ainda ajudamos na venda”, explicou Lúcia Barreto.
Os artesanatos são vendidos nos hotéis e nas pousadas do município, e já ganhou até espaço na mídia estadual. “Aqui, eles frequentam um curso de artesanato, aprendem a aproveitar o resíduo têxtil, desenvolvem peças exclusivas e ainda ganham dinheiro com o que aprendem” ressalta Micheline Cavalcante, coordenadora da Sala do Empreendedor, programa da Agência de Desenvolvimento do Ipojuca (AD – Ipojuca).
O curso de artesanato, que é de graça, tem a duração de dois meses. As aulas são realizadas nas casas dos próprios artesãos. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com a Prefeitura do Ipojuca ou com o Sebrae.
Clique no link e veja mais fotos:
Faça um comentário