O que são leis, para que servem, quem as elabora? Essas e outras questões foram abordadas na palestra “Direito e Cidadania”, realizada na manhã desta sexta-feira (31), na Escola Paroquial São Miguel, no centro de Ipojuca, pelas policiais militares do 18º Batalhão Janete Conceição e Anne Araújo. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Programas e Projetos, o evento fez parte do projeto Educação em Direitos Humanos: promovendo uma cultura de paz nas escolas.
Com o objetivo de cumprir o papel de apresentar noções de direito e cidadania por meio de uma linguagem mais acessível, os voluntários do projeto realizam pelo menos uma ação educativa por semana. “Conhecer a Constituição e participar da democracia é direito de todo cidadão, e os jovens precisam muito disso”, ressalta o gerente municipal de projetos, Erick Bernardo.
Outro intuito do projeto é fazer com que, por meio de atividades como visitas, distribuição de panfletos e cartilhas, dentre outros, o cidadão beneficiado pelo programa possa repassar o que aprendeu para outros. “O intuito é que cada pessoa assistida por um projeto nosso seja uma multiplicadora do que aprendeu. Daí, a cidadania ativa”, complementa Erick.
Faça um comentário