Os moradores do município do Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, começaram a celebrar Santa Clara nesta segunda (6). Uma procissão marcou o início da comemoração, que se estenderá por seis dias com programação religiosa. Centenas de devotos participaram da abertura da festividade.
A procissão que marcou a abertura da Festa de Santa Clara saiu, às 18h, da casa de Dona Mônica Sampaio e Seu José Fenando que fica na Rua Santo Expedito, nº 307, no Loteamento Antônio Dourado Neto, no centro.
A peregrinação acabou na Capela de Santa Clara, com uma missa celebrada pelo Frei Antônio Rodrigues, pároco da Igreja de São Miguel Arcanjo.
A missa começou com música e os fiéis receberam com muitos aplausos a chegada da bandeira de Santa Clara, a padroeira da televisão. Em seguida, após a celebração, houve cerimônia do hasteamento da bandeira.
Com o tema “Santa Clara, ensina-nos a viver em comunhão o amor proposto por Jesus Cristo”, a programação segue até o dia 11 de agosto e conta com o apoio da Secretaria Especial de Cultura do Ipojuca.
Programação
Santa Clara de Assis
Santa Clara de Assis (Chiara D’offreducci) nasceu no ano de 1194, em Assis, na Itália. De família rica, aos 18 anos ela fugiu com uma amiga, para encontrar São Francisco de Assis, onde fez os primeiros votos.
O próprio São Francisco cortou os cabelos de Clara, sinal do voto de pobreza e exigência para que ela pudesse ser uma religiosa.
Depois da cerimônia ela foi levada para o Mosteiro das Beneditinas. Santa Clara de Assis vendeu tudo, inclusive seu dote para o casamento e distribuiu aos pobres.
Padroeira da televisão
Segundo a fé católica, um ano antes de Santa Clara de Assis morrer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido).
Não tendo condições de ir, por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama no quarto no convento.
Segundo os relatos, a missa aparecia para ela como que projetada na parede do quarto. Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair da cama. O fato foi confirmado quando ela contou fatos acontecidos na missa, detalhando palavras do sermão do celebrante.
Mais tarde, várias pessoas que estiveram na missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceram.
Assim, pelo fato de santa clara ter assistido a uma celebração a distância, em 14 de fevereiro de 1958, o papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão.
Clique no link e veja mais fotos:
Faça um comentário