O programa Miniempresa, desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG) Junior Achievement, ensina os jovens a virarem empresários na prática, e isso sem sair da sala de aula. Voltado para estudantes do Ensino Médio, o programa é organizado em 15 encontros, em jornadas semanais, com duração de 3h30, realizadas em escolas. Em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, as ações estão sendo promovidas, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca (por meio da Sala do Empreendedor, que é um projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico), na Escola Domingos de Albuquerque. O objetivo é facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa.
Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.
O resultado das jornadas de capacitação do projeto, que terá a duração de quatro meses, será a criação de uma empresa de amplificador de bambu. “Valorizamos e incentivamos o surgimento do empreendedor não apenas com conhecimentos técnicos, mas como profissionais que trabalhem em equipe e que tenham valores éticos”, explicou a coordenadora do programa em Ipojuca, Micheline Cavalcanti.
Escolas e voluntários que desejem participar do programa Miniempresa devem entrar em contato com a Junior Achievement de sua região.
Junior Achievement
O Programa Miniempresa, da Organização Não Governamental (ONG) Junior Achievement, é voltado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Esta está sendo a 1ª edição do projeto no município que tem como ideia fundamental proporcionar aos alunos experiências práticas em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa, antes mesmo deles ingressarem na faculdade, além de despertar o espírito empreendedor. Os jovens estão sendo orientados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.
Faça um comentário