Muitos batuques e ritmos para celebrar o Batizado e Troca de cordões da Associação de Capoeira Porto de Galinhas, neste fim de semana, na Secretaria de Turismo do Ipojuca. O evento contou com a presença de vários mestres de capoeira do Estado.
De acordo com o coordenador do evento e professor de capoeira, Lumar Alves, o batizado é a primeira vez que o aluno joga com um mestre. A troca de cordões compreende as graduações da capoeira na qual o aluno recebe diferentes cores de cordões representando seu grau de habilidades. “O cordão verde é a primeira graduação depois passará por várias fases até chegar a ser mestre cujo o cordão terá todas as cores: verde, amarelo, azul e branca juntas”, explicou Lumar.
As etapas da troca de corda são: graduado, monitor, instrutor, professor, contramestre e mestre. A mudança de faixa pode ocorrer no prazo de um ano. No caso de crianças e adolescentes, o prazo se estende devido à pouca idade.
Além do batizado e da troca de cordões, o evento contou com aulas abertas e oficinas gratuitas oferecidas para o público de diversas faixas etárias. Um dos palestrantes foi o contramestre Henrique Gerson Kohl, conhecido como “Tchê”, do Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já as aulas foram dadas pelo mestre Luís Gomes, conhecido como “Cupim”.
As atividades foram realizadas das 9h às 17h. O público teve a oportunidade de aprender o ritmo da capoeira com instrumentos como berimbau, atabaque, pandeiro e agogô, além dos movimentos do maculelê, alongamento, estabilidade, bananeiras, entre outras atividades.
Como parte da programação, também foi comemorado o 27º ano do Projeto Resgatando Vidas, que ensina capoeira para crianças carentes do município. Mestres de capoeira e representantes do Poder Público Municipal receberam uma placa comemorativa e carinho dos integrantes do projeto.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal do Ipojuca.
Faça um comentário