O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ipojuca promoveu uma blitz educativa, em Porto de Galinhas, na manhã deste sábado (5), das 8h às 11h. O objetivo da iniciativa foi orientar a população sobre primeiros socorros e os perigos do álcool na direção. Foram distribuídos panfletos e cerca de 700 preservativos, com foco também na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A Operação Educativa contou com 3 agentes de trânsito, 3 policiais, 2 viaturas e 2 vans. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Ipojuca, Ana Saito, uma equipe de servidores ficou de plantão na rodovia PE-09, próximo ao Hotel Armação – que é um dos pontos estratégicos da via que dá acesso as principais praias do município – para abordar os motoristas e dar dicas sobre os riscos da mistura de álcool e direção, e a importância do uso dos equipamentos de segurança.
A ação foi realizada em parceria com a Operação Lei Seca, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran – PE) e Polícia Militar.
Um grupo de cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito também participou da ação, compartilhando suas histórias com pessoas abordadas pelos agentes.
A abordagem foi simples: após ser parado na blitz, o motorista saltava do veículo e seguia para o teste do bafômetro. Foi nessa hora que os cadeirantes entraram em ação e tentaram alertar e sensibilizar as pessoas.
Foto: Wilderson Pimentel / Secom
Faça um comentário