A data 25 de novembro celebra o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra Mulheres, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999. Este ano, a data foi marcada por uma passeata em Ipojuca, promovida pela Secretaria Especial da Mulher (Secmulher) em parceria com o Instituto Maria da Penha. O ponto de partida foi a Avenida Francisco Alves de Souza, no centro, em frente ao prédio onde funciona a Caixa Econômica Federal, a partir das 8h. Os participantes, a maior parte vestida com roupas brancas, levaram faixas e cartazes para protestar contra a violência. Houve também distribuição de panfletos pedindo a conscientização da sociedade. A passeata passou pelas principais ruas do centro e terminou ao lado da sede da Prefeitura Municipal.
A passeata fez parte do lançamento dos ’16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres’. As atividades serão realizadas em todo o município e incluem palestras, debates com a comunidade e caminhadas. A proposta é chamar a atenção da população para os fatores que naturalizam a agressão das mulheres, em especial, por companheiros, pais e parentes próximos.
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Desde a criação da campanha, em 25 de novembro de 1991, cerca de 160 países já aderiram à mobilização internacional. O Brasil integra essa rede de enfrentamento desde 2003.
O dia foi escolhido como homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1960 por se posicionarem contrárias ao regime do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Rede de proteção à mulher no Ipojuca
Centro de Referência da Mulher – Dona Amarina
Rua Hilda da Costa Monteiro, centro, nº 94
Telefone: (81) 3551-2505
*\N
Faça um comentário