A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu, nesta quarta-feira (18), o 11º Encontro dos Agricultores Familiares do Ipojuca. O evento foi realizado no Clube Municipal e contou com a presença da prefeita Célia Sales e de sua vice, Patrícia Alves. Na programação musical, Neném do Acordeon, Amigas da Farra, Toque Nordestino, Banda Capim com Mel, além do cantor gospel Amilton Santos. Houve também sorteios de prêmios.
Mais de dois mil agricultores participaram da festa. Élida Maria da Silva trabalha na roça há 15 anos. Ela contou que sempre participa do encontro promovido pela Prefeitura. “É um momento de confraternização e uma forma da Prefeitura nos honrar tambem”, avaliou a agricultora.
A gestão municipal tem se preocupado em participar e acompanhar todo o processo do trabalhador rural, movimentando a economia desde as primeiras ações. Um exemplo foi a ação realizada no São João. A Prefeitura doou sementes de milho para os agricultores familiares, disponibilizou tratores para o plantio e a colheita, e em seguida, comprou as espigas dos trabalhadores e distribuiu para famílias carentes do município.
Neste ano, como forma de homenagear e prestigiar os agricultores familiares do município, a Prefeitura do Ipojuca também promoveu a 1ª Festa do Milho. Ipojuca possui mais de quatro mil agricultores familiares que criam peixes, abelhas, bovinos e equinos. Também plantam cana de açúcar, hortaliças, feijão, milho, macaxeira, inhame, cará, batata doce, graviola, laranja, banana e maracujá. O município tem 41 casas de farinha tradicionais.
“A agricultura familiar é muito importante porque gera renda local e fixa os cidadãos no campo. E essa geração de renda no campo ajuda a erradicar a fome e a aumentar a segurança alimentar sustentável. Além disso, são os produtos com o menor número de uso de defensivos agrícolas. Então temos a geração de renda e a preocupação com a sustentabilidade, além da produção”, ressaltou a diretora da Secretaria de Agricultura, Jackeline Gadé.
Veja galeria de fotos
*Foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário