A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, durante este mês, ações alusivas a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento do HIV/AIDS. Nesta sexta (13), ocorreu o dia D, das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE) HIV/AIDS, localizado na Rua Cristóvão José Pimentel, no centro do Ipojuca.
Durante toda a manhã, o espaço ofertou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, realizados por técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Houve também aferição de pressão arterial, mamografias (para mulheres a partir dos 40 anos de idade) e atendimento com nutricionista.
Ainda dentro da programação, a equipe municipal realizou a distribuição de preservativos, palestra sobre HIV – além de apresentações teatrais.
A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão do HIV pode acontecer das seguintes formas: sexo sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; ou por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
*Foto: Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário