A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na manhã desta quinta-feira (5), o 1º Encontro de Educação Inclusiva – Ver sem Limites, voltado para conscientização e inclusão das pessoas com deficiência. O evento, realizado no Centro de Educação Especial, na região central, reuniu alunos, pais, professores e gestores de diversas unidades de ensino do município.
Na programação, apresentações de estudantes reforçando a importância sobre o trabalho de inclusão de todos, especificamente de alunos cegos. Para o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, a ação visou fortalecer a rede municipal.
“Trabalhamos para garantir que todos estejam inclusos no processo educacional do município. Não podemos cobrar deles como alunos regulares, mas é fundamental inseri-los nas atividades”, disse o gestor. Ainda de acordo com o secretário, no próximo ano, a Prefeitura deve implementar um projeto tecnológico piloto de inclusão com tablets. A primeira unidade a receber a iniciativa será a Escola Santo Cristo, no centro.
Entre os grupos que se apresentaram, os alunos do 3º ano da Escola Maria das Dores, do distrito de Nossa Senhora do Ó.
No evento também foram expostos trabalhos dos estudantes, orientados pela professora brailista, Edenilza Morais, que uma vez por semana ensina o sistema de leitura. “É preciso inserir todos os alunos e não só aquele que é cego. Isso é socialização”, disse a educadora.
*Foto: Amilton Régis/Secom
Faça um comentário