O município do Ipojuca sediou nesta sexta (31) a 3ª edição do Seminário Regional do Litoral Sul “Escola? Presente”, com o tema BNCC e currículo: as novas demandas para educação básica.
O evento, realizado no Hotel Armação de Porto de Galinhas, teve como objetivo debater os novos rumos do cenário da educação – como a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e serviu como formação continuada para os educadores ipojucanos.
O seminário – promovido pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania – fez parte do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional (PROGRIDE) e contou com a presença de centenas de profissionais da Rede Municipal de Ensino, como professores, coordenadores, técnicos e assessores. A prefeita Célia Sales, sua vice, Patrícia Alves, além de secretários municipais (entre eles, os titulares das pastas de Governo – Romero Sales – e de Educação – Francisco Amorim) prestigiaram o evento.
Participaram como palestrantes convidados Creuza Repulho (ex-presidente da União Nacional Dirigentes Municipais Educação), Maria Alice Junqueira (do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Kátia Stocco Smole (Grupo Mathema), Anna Penido (Instituto Inspirare) e César Nunes (Universidade Estadual de Campinas).
PROGRIDE
O Programa Integral de Desenvolvimento Profissional (PROGRIDE) é uma ação institucional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania que visa à qualificação profissional em diversas áreas de atuação no campo do trabalho, enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.
O PROGRIDE desenvolve o processo de formação profissional dentro de um conceito que articula competência e qualificação. Assim, incorporam-se dimensões objetivas e subjetivas que correspondam às exigências e demandas impostas pelas novas dinâmicas relacionais.
Desse modo, o PROGRIDE compreende que a formação profissional tem sentido quando construída coletivamente, e realiza seus processos de formação e qualificação profissional na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento técnico-social, e para a emancipação das pessoas.
*Foto: Wilderson Pimentel/Secom
Faça um comentário