A Prefeitura do Ipojuca informa que até às 19h desta sexta-feira (18) não existe nenhuma mancha de óleo no litoral ipojucano. “Apesar de toda a expectativa que havia para o dia de hoje, no sentido de as correntes marítimas trazerem o óleo dos municípios vizinhos para nossas praias, graças a Deus, não aconteceu. Estamos, no entanto, de prontidão com o Comitê Gestor de Crise e toda a equipe técnica da Prefeitura caso nossa orla seja atingida”, disse a prefeita Célia Sales.
Os 33km do litoral ipojucano estão sendo monitorados pela Secretaria de Defesa Social, através de 70 câmeras da Central de Monitoramento e por biólogos, oceanógrafos, engenheiros de pesca e florestal da Secretaria de Meio Ambiente. De forma preventiva, instalamos barreiras de contenção na foz do Rio Maracaípe, com o intuito de tentar minimizar o impacto ambiental no estuário e evitar que o óleo adentre no rio. Uma tenda da Defesa Civil também foi montada na Vila de Todos os Santos, no Pontal de Maracaípe, local aonde o QG do Comitê de Crise está instalado. Para reforçar a iluminação, temos a disposição quatro refletores, além de três torres de iluminação móvel, caso seja necessário utilizar.
Estamos em contato permanente com a Secretaria de Meio Ambiente estadual, com o Complexo Portuário de Suape, CPRH, Defesa Civil do estado, Ibama, Marinha, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Ministério do Meio Ambiente para que o plano de contingência seja aplicado. A orientação é que, caso o óleo chegue no litoral de Ipojuca, a limpeza seja imediata para evitar que a substância se espalhe. Queremos agradecer aos inúmeros voluntários, ONGs, Associações e à sociedade civil, que têm se colocado à disposição e abraçou a campanha #SeChegarAGenteLimpa. A Prefeitura do Ipojuca disponibiliza dois números para que a população entre em contato se vir alguma mancha de óleo em nossas praias, são eles: (81) 99910-5782 ou (81) 3551-1766.
Faça um comentário