Nesta terça-feira (05), os artesãos ipojucanos tiveram um motivo bem importante para comemorar. A Feira de Arte, Artesanato e Cultura do Ipojuca (FAACI), promovida pela gestão municipal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, completou dois anos. Várias barracas estavam montadas com as mais diversas variedades de artigos como crochê, acessórios para casa, bijuteria, vestuário, calçados e alimentação. A FAACI acontece uma vez por mês e fica localizada na Praça Epaminondas Correia Lima, no Centro.
A iniciativa tem como objetivo estimular artesãos, que tem habilidades artísticas e enxergam a feira como uma oportunidade de tornar o seu trabalho conhecido. “A FAACI surgiu a partir de um diálogo da Secretaria de Cultura com os artesãos e artistas locais. Essa soma entregou ao município uma feira cultural, que já virou tradição. Ela acontece sempre em dias próximos ao dia de pagamento da prefeitura, para aproveitar a injeção financeira feita na cidade. Hoje, nos dois anos de fundação, desejo à FAACI vida longa e que, cada vez mais, ela abrace os artistas e artesãos ipojucanos, garantindo mais oportunidades de vendas”, relatou o secretário de Cultura, Jorge Henrique.
Entre os expositores, um deles era a artesã Idalina Cruz, que estava vendendo seus produtos pela primeira vez na feira. “Achei ótima essa ideia de expor as minhas sandálias personalizadas aqui, estou com uma expectativa boa. Na verdade, este trabalho está sendo um retorno do que eu fazia há 20 anos e parei. Hoje, morando em Maracaípe, resolvi voltar”, relatou Idalina. Já para a artesã Maria Lindinalva que participa da feira desde o ínicio, a ação é uma forma de ocupar a mente, socializar com outras pessoas e ter mais uma fonte de renda. “Venho a todas edições, não perco nada. A minha costura é criativa, faço de tudo um pouco. Aqui, por exemplo, tem decoração natalina, guirlanda, bolsa, porta celular, capa para almofada, pano de prato e jogo de cozinha”, relatou.
Para expor na FAACI é bem simples! Precisa se inscrever, presencialmente, na Secretaria de Cultura (Rua Henrique Millet, 90, centro, Ipojuca – PE) , comprovar que faz arte ou artesanato e que reside em Ipojuca, há no mínimo 18 meses.
Crédito das fotos: Beatriz Bandeira/Secom
Faça um comentário