Prefeitura do Ipojuca como exemplo! Na manhã desta terça-feira (14), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, recebeu oito técnicos das gerências gerais da Secretaria de Administração, tanto a de planejamento, quanto a de compras institucionais, do Governo do Estado de Pernambuco. A visita, orientada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), teve como objetivo a troca de experiências e o ensino de como é feita a licitação de transportes administrativos do município. Apesar do Estado ter um modelo de licitação em andamento, a prefeitura foi indicada por apresentar um documento mais atualizado, utilizando uma planilha de decomposição de preço por itens, considerando que o contrato pode ter de dois a quatro anos, possibilitando o planejamento das empresas e também de quem vai participar da licitação.
Além do gerenciamento dos transportes escolares e universitários do município, a pasta também vem sendo indicada pelo Tribunal para que todas as licitações administrativas dos outros municípios sejam iguais às do Ipojuca. “Essa visita representa o reconhecimento de que estamos avançando no gerenciamento nos processos administrativos, nos licitatórios, no controle de todas as políticas públicas, como de alimentação escolar e o de transporte público, que são recursos imensos. Também nos mostra a relação institucional entre Estado, município e Tribunal de Contas. Ou seja, há uma confiança do Tribunal conosco, porque nós aprendemos e construímos com eles essas tabelas mostrando essa relação de aprendizagem que hoje têm confiança no nosso trabalho”, relatou o secretário de Educação, Francisco Amorim.
Entre os assuntos abordados, era possível ver uma troca positiva. Para o Gerente de Planejamento de Compras Corporativas do Estado, Marcelo Coelho, o modelo de contratação de veículos do Ipojuca é, sem dúvidas, o melhor a seguir. “Viemos hoje trocar experiências para levar essa evolução lá para as nossas contratações. Em pouco tempo que estamos aqui em reunião já deu para reconhecer que a Prefeitura do Ipojuca conseguiu fazer um trabalho excelente, no sentido de se adequar às recomendações do Tribunal de Contas do Estado. A ideia é que a gente leve esse modelo de contratação para o Governo do Estado de forma que a gente consiga uma evolução na forma de precificação e de contratação desse serviço. A gente agradece demais a disponibilidade de toda a equipe”, afirmou.
Crédito da fotos: Micail Diógenes
Faça um comentário