Seguindo a programação do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, junto à Coordenação de Políticas de Saúde da Mulher, promoveu, nesta sexta-feira (06), uma ação referente ao tema. Com o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da necessidade de exames periódicos e tratamento precoce da doença, a fim de minimizar os riscos e complicações, a atividade contou com vários serviços, entre eles a mamografia. A ação aconteceu na Policlínica de Camela, durante toda a manhã.
Além de mamografia, também foram oferecidos os serviços de exame preventivo, como citologia oncótica, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, dentistas, ultrassonografia, tireoide e endovaginal. “O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. Este é o momento de compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças”, disse a coordenadora da Saúde da Mulher, Natália Danuza.
As atividades acontecerão durante todo o mês também em outras policlínicas do Ipojuca, somando 80 exames, até o momento, sendo 40 em Serrambi e 40 em Porto de Galinhas. “Este é um momento muito importante para nós. Precisamos conscientizar e alertar que a prevenção é o caminho mais seguro para evitar o câncer. Por isso, estamos proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade de uma doença que mais mata mulheres”, relatou a secretária de saúde, Manúcia Medeiros.
Crédito das fotos: Agnaldo Silva
Faça um comentário