Em busca de profissionalizar a população, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nessa terça-feira (03), uma capacitação para os empreendedores de Porto de Galinhas. A palestra “Boa Práticas na Manipulação de Alimentos” teve como objetivo levar conhecimentos relevantes na preparação de refeições, de forma simples e adequada, a fim de reduzir o risco de doenças associadas ao seu consumo. A atividade aconteceu na Escola Municipal Manoel Uchôa, e teve como público alvo proprietários e funcionários de barracas da Orla do Litoral ipojucano.
Ministrada pela nutricionista e inspetora sanitarista, Clézia Ferreira, a palestra abordou temas como contaminação dos alimentos, higienização do ambiente, caracterização do manipulador, armazenamento e manipulação adequada dos alimentos e procedência e qualidade da água. “Uma iniciativa como essa é muito importante, pois aproxima a vigilância sanitária dos profissionais da área, firmando uma parceria em que eles podem contar com a gente quando precisar. Para manusear alimentos é preciso ter muito cuidado e conhecimento, afinal, estamos lidando com saúde”, disse Clézia.
A segurança alimentar é definida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) como um dos eixos de garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em hábitos saudáveis. “O curso foi pensado com muito carinho e trouxe informações importantes para a manipulação de um alimento seguro, minimizando os riscos à saúde dos nossos turistas e munícipes”, disse a diretora de vigilância em saúde, Juliana Serafim.
Crédito das fotos: Agnaldo Silva
Faça um comentário