A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (23), uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS de atenção primária, ou seja, profissionais de serviços básicos à saúde que desenvolvem ações de promoção e prevenção de doenças. A atividade, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Mário Júlio do Rêgo, foi ministrada pela coordenadora do programa nacional de imunização em Ipojuca, Kate Gomes, e abordou temas como doenças imunopreviníveis, vacinas e registro vacinal.
Com o objetivo de habilitar os profissionais da área para que eles estejam preparados na hora do atendimento, a terceira edição do curso contou com 80 ACS de Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Maracaípe. Já no dia 04 de setembro será realizado no Centro do Ipojuca e no dia 06, em Camela. “Nós procuramos fazer essa capacitação de seis em seis meses, pois ela é fundamental. É de uma importância imensurável trazer conhecimento para que os nossos agentes estejam devidamente preparados para atender a população”, relatou Kate, explicando logo em seguida que, “é preciso que essas pessoas estejam habilitadas para saber quais são as doenças preveníveis e suas vacinas como a BCG, hepatite B, hepatite A e sarampo”, disse.
Atentos às informações, os alunos participavam e anotavam detalhadamente cada assunto que ia surgindo. “Para Raylle Mesquita, que está atuando na área apenas há dois meses, a capacitação foi importante para que ela entendesse sobre vacinas. “Estou achando tudo isso ótimo. Não sabia muito sobre vacinação, mas agora estou tirando todas as dúvidas com Kate”, relatou. Já para o agente Alexandre Albertino da Silva, que atua na profissão há 1 ano e cinco meses, o momento foi de atualização. “Fiz questão de estar aqui hoje para que eu possa cada vez mais me capacitar e adquirir novos conhecimentos. Assim, ficamos mais preparados para atender e informar à comunidade no caso de prevenção e promoção da saúde”, disse.
Créditos das fotos: Wilderson Pimentel
Faça um comentário