Essencial para a construção de uma carreira profissional, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta terça-feira (15) um curso de capacitação para enfermeiras do Programa Saúde da Família e das Policlínicas do município. A atividade, organizada pela Coordenação de Saúde da Mulher, aconteceu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro e contou com a palestra da enfermeira oncológica do hospital Oswaldo Cruz, Isabela Oliveira. Mais de 30 profissionais estiveram presentes.
Com objetivo de atualizar e capacitar os novos e os antigos profissionais da área de saúde, a atividade abordou temas como: coleta de citologia, problemas relacionados à saúde da mulher, abordagem sindrômicas (que são síndromes pré-estabelecidas) e também os indicadores ministeriais. “Este momento é muito importante para todas as profissionais que estão aqui se capacitando. Pelo segundo ano consecutivo estamos promovendo esse evento para a melhoria da coleta dos exames realizados no município. É preciso que os profissionais continuem se atualizando para que nós tenhamos resultados satisfatórios”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher do Ipojuca, Natália Danuza. Para a palestrante convidada, Isabela Oliveira, “uma coleta de qualidade pode identificar lesões que possam ser tratadas de forma adequada, evitando o surgimento do câncer. As queixas precisam ser tratadas até mesmo antes do resultado confirmatório”, relatou.
A colpocitologia oncológica, conhecida popularmente como Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia simples, rápido, geralmente indolor e super importante para verificar a saúde da mulher. “Estou aqui para adquirir mais aptidão, para entender como está sendo feito os novos processo das citologias, além das novidades de novos medicamentos”, relatou a enfermeira, Mariana Pedrosa. Para a biomédica, Joice Kelly, “é essencial que as enfermeiras estejam sendo capacitadas para a coleta. É sempre importante uma atividade como essa para aperfeiçoar o trabalho dos e das profissionais da área da saúde”, relatou.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro
Faça um comentário