Chamando a atenção para a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce de doenças, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última terça-feira (25), diversas atividades em alusão às campanhas Julho Verde e Julho Verde Escuro. A ação aconteceu no Centro da Mulher de Ipojuca e contou com citologia oncótica, vacinação, consultas de enfermagem, autoexame de tireóide, palestras sobre a prevenção ao câncer ginecológico e ao câncer de cabeça e pescoço.
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e despertar o interesse das mulheres em realizar exames frequentemente, a atividade teve uma participação significativa. Foram realizados 50 exames de citologia, 35 consultas de enfermagem e vacinação contra HPV, totalizando mais de 100 atendimentos ao longo do dia. “Apesar da alta incidência no país, esses tumores podem diminuir drasticamente se a população seguir as medidas preventivas. Quanto antes descoberto, maior eficácia o tratamento tem. Este é o sexto tipo de câncer que mais acomete as mulheres”, disse a coordenadora de saúde da mulher do Ipojuca, Natália Danuza.
Ainda de acordo com a profissional, “os cânceres ginecológicos são aqueles que afetam um ou mais órgãos do aparelho reprodutor feminino. As ocorrências mais frequentes desse tipo de câncer no Brasil são de tumores no colo do útero, no corpo do útero e no ovário. Sintomas como sangramentos incomuns e secreção vaginal fora do padrão devem ser investigados. A mulher também deve ter atenção se houver casos prévios de câncer ginecológico na família”, concluiu. Esta é a primeira edição da campanha Julho Verde no município, que pretende seguir realizando campanhas frequentemente sobre o assunto.
Créditos Marly Ribeiro/Secom
Faça um comentário