Graças a um trabalho prévio, a Prefeitura do Ipojuca conseguiu minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que aconteceram nos últimos dias. Em reunião na Secretaria de Defesa Social do Ipojuca, a prefeita Célia Sales, junto à vice-prefeita, Patrícia Alves, acompanhou de perto o balanço desta quinta-feira (15). Até o momento, foram registradas apenas três quedas de árvores de pequeno porte, sem vítimas. No bairro de São Miguel, ocorrereu um pequeno deslizamento de encosta. Em relação ao Rio Ipojuca, que ontem chegou a 90 cm acima da cota, hoje se encontra em 10 cm acima da régua, na cota de atenção, dentro da normalidade quando chove.
“Recentemente, intensificamos uma operação para reduzir danos. Do começo do ano para cá, já foram feitas, limpezas em aproximadamente 12 mil metros de extensão, nos canais do Centro de Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Nos pontos críticos como a Bacia do Canal da Hilda da Costa Monteiro, área ribeirinha, rua Navegantes, Socó, Salinas e Pantanal mais de 2 mil metros de canaletas também foram limpas”, relatou a prefeita, Célia Sales.
A ação segue com o monitoramento nas áreas risco, realizado pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Ao todo, são mais de 300 profissionais nas ruas e 17 equipamentos, entre caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras, hidráulicas e caminhões basculantes realizando o trabalho diário. “Falando de uma maneira mais técnica, podemos dizer que em relação as chuvas, estamos tranquilos. Nesses últimos dias, intensificamos com mais três equipes nas ruas de recolocação de lona. A secretaria de Infraestrutura também está dando um grande suporte, envolvendo ao todo mais de mil pessoas na prevenção do município”, disse o coordenador da Defesa Civil, Daniel Pessoa.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva
Faça um comentário