A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Agricultura, e com o apoio da Guarda Municipal, realizou nesse final de semana, de 08 a 11, um mutirão especial de apreensão de animais, nas estradas do município. A ação, prevista pela Lei Municipal Nº 1554/2010 do Código de Vigilância Sanitária em Saúde, visa minimizar os acidentes de colisão de animais com veículos que trafegam nas principais vias de acessos às praias. Para a apreensão foram utilizados três caminhões tipo boiadeira, 10 vaqueiros e a equipe de veterinários da secretaria.
A circulação de animais de grande porte nas estradas e em vias públicas, como ruas e praças, além de representar um risco aos bichos e pedestres também é um perigo para os motoristas. Durante os quatro dias de operação foram apreendidos 29 animais entre cavalos e éguas, nas vias e estradas de Nossa Senhora do Ó e praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi. Os equinos apreendidos foram encaminhados para Centro Provisório de Apreensão de Animais do Ipojuca, no Distrito de Camela.
A apreensão acontece com frequência. No entanto, está, especialmente, aconteceu em horários diferentes, visando diminuir a incidência de animais soltos. “Diariamente temos duas boiadeiras, com equipes de apreensão fazendo o monitoramento nas principais vias de nosso município, mas dessa vez vimos a necessidade de intensificar o trabalho. Estes tipos de ações são de imensa importância para a segurança dos moradores e turistas que transitam pelas vias que dão acesso às nossas praias, bem como nas vias e ruas”, disse o técnico agrícola do setor veterinário da secretaria de Agricultura, Rama Krichna Júnior. Para a diretora de Agricultura, Jackeline Gadé, “as pessoas também precisam se conscientizar em manter seus animais presos. Porque além de causar perigo ao trânsito, eles invadem vários locais, como praças públicas e destroem lixos, em busca de comida, causando muita sujeira”, disse.
Crédito das fotos: Aguinaldo Silva
Faça um comentário