Iniciaram na última quinta-feira (1°), as comemorações em homenagem a Santo Antônio. Os distritos de Camela e Nossa Senhora do Ó (Sítio Canoas), têm o Santo como padroeiro. Os festejos, que contam com o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura, reuniram centenas de fiéis nas procissões e Santa Missa.
“O nosso município é rico em tradições e fé. Com os festejos de um santo tão popular no Nordeste, não seria diferente. Santo Antônio é celebrado em Camela e no Sítio Canoas, respectivamente, e essa é uma época de muita alegria e gratidão para os moradores dos dois distritos”, comentou o secretário de Cultura, Jorge Henrique. Destacou também que as comemorações além de alimentar a fé cristã, impulsiona o comércio local em vários segmentos. E lembra que a manutenção, salvaguarda e realização das festas dos padroeiros, cumprem meta estabelecida no Plano Municipal de Cultura.
Fernando Bulhões era o nome de batismo de Santo Antônio, que nasceu em Pádua, na Itália. Apesar de não serem conhecidas pregações suas com o tema de casamento, o santo ficou conhecido por ajudar as moças mais humildes, já que na época precisavam de enxoval e dote para a concretização do sonho de casar. As igrejas também têm o hábito de distribuir o pão de Santo Antônio, como forma de relembrar que ele distribuía e compartilhava seus bens com os outros.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom
Faça um comentário