Coordenadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram, na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Prefeitura do Ipojuca, o resultado do recenseamento de domicílios e habitantes do município em 2022. Estavam presentes na reunião vereadores, representantes das secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social, além de Sindicatos Rurais. O IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil.
A atividade mostrou a evolução das coletas de 2010 para cá, além dos números de domicílios e da população. “O município do Ipojuca é um local que apresenta grandes desafios territoriais e diferenças entre as regiões do litoral e da zona rural. Outro problema que encontramos foi o entendimento do nosso trabalho para a população, porém, conseguimos fazer uma boa pesquisa de campo com uso de novas ferramentas”, explicou o coordenador de área do IBGE, Wellington Bezerra.
Entre alguns equipamentos utilizados, o representante do instituto citou o georreferenciamento, que é a definição da forma, dimensão e localização de um terreno; imagens de satélite e o disque Censo. O resultado de recenseados em 2022, no município, foi de 50.192 domicílios, e 95.908 habitantes. As informações coletadas passam por uma análise detalhada das superintendências estaduais e outras áreas do IBGE. “O trabalho do IBGE está de parabéns. Vi aqui que eles atingiram quase a totalidade, indo principalmente nas áreas mais remotas”, disse o secretário adjunto de Educação do Ipojuca, Edvaldo Medeiros.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/ Secom Ipojuca
Faça um comentário