Como forma de chamar a atenção para a questão das pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, com apoio do Centro Especializado de Reabilitação (CER II), promoveu, nesta sexta-feira (28), uma caminhada pelas ruas do Centro do Ipojuca. A iniciativa, com o tema “Incluir para respeitar”, fechou as ações do Abril Azul, que tem como objetivo conscientizar a população no acolhimento das pessoas com autismo.
Segundo a gerente de Educação Especial do Ipojuca, Kátia Oliveira, atualmente, são mais de 240 estudantes na rede municipal com autismo e mais de 60 alunos que estão esperando por um laudo. “Visando garantir a qualidade na escolarização dos estudantes com transtorno do espectro autista, a gerência propõe destacar a importância do desenvolvimento de alunos com autismo nas escolas e conscientizar que por trás da condição, existe uma pessoa que tem mais habilidades que limites”, disse Kátia.
“Muitas vezes um transtorno ou uma deficiência não está necessariamente caracterizada pelo uso de um equipamento de locomoção como uma cadeira de rodas ou uma muleta. Mas, a condição existe nas pessoas e precisa ser respeitada quando chega num equipamento de saúde, de educação ou de lazer. Ter um olhar de cuidado e acolhimento e não de recriminação”, destacou a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Ipojuca, Thaís Aires.
crédito das fotos: Jack Nicholson / Secom Ipojuca
Faça um comentário