Neste 25 de março, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Orgulho Gay, o município reforça um trabalho de acolhimento na área de saúde que visa melhor atender a população LGBTQIA +. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, conta com um ambulatório de atendimento específico para o público. O espaço alcança um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade, em que todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. O ambulatório funciona na Policlínica Maria das Graças, em Nossa Senhora do Ó, nas quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h, por demanda espontânea e agendamento.
A equipe do ambulatório, além dos atendimentos multidisciplinares com assistente social, psicóloga, médica e enfermeira, está realizando o matriciamento nas USFs do município, para que os usuários recebam acolhimento humanizado e de qualidade, nas suas respectivas unidades de saúde. O trabalho é feito pela equipe do ambulatório, que leva para as unidades o projeto: “Unidade de Saúde Amiga da Saúde LGBTQIA +”, onde capacitam os funcionários daquela localidade, e também identificam o posto com o selo de “Esse local é livre de preconceito”. Os serviços específicos estão disponíveis em apenas 9 municípios de Pernambuco, e Ipojuca é um deles.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Política Municipal de Saúde Integral LGBT, Maria Lima, “o ambulatório é fundamental na saúde da população LGBTQIA +. O seu objetivo é promover saúde integral a população, com uma estrutura especializada, ampliando ações e serviços de saúde específicos para atender demandas da comunidade LGBTQIA +. Assim, diminuímos a desigualdade de acesso, e garantimos um atendimento humanizado, integral e de qualidade para a população”, afirmou.
Faça um comentário