Desde a última segunda-feira (13), e até o domingo (19), a Rua das Piscinas Naturais, em Porto de Galinhas, será palco de uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science, que completaria ontem 57 anos de idade. A escultura, confeccionada em papelão pelo artista plástico Alexandre Soares, ganhou destaque no cenário do balneário, e teve o apoio da Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Cultura.
Segundo o secretário de Cultura do Ipojuca, Jorge Henrique, “Alexandre é um escultor autodidata que vem fazendo trabalhos sensacionais. A homenagem a Chico Science, por ocasião do seu aniversário, traz muita representatividade, principalmente por Porto de Galinhas ser um celeiro de talentos das artes integradas. Viva Chico! Viva a cultura!”, frisou o gestor.
O criador da escultura, Alexandre Soares, reside em Porto de Galinhas há 6 anos. Em seus trabalhos, utiliza os mais diversos materiais, como: argila, papel machê, látex, vinil, isopor, fibra de vidro e papelão. Para Alexandre, a homenagem a Chico foi uma questão de agradecimento, pela importância do cantor na sua vida. “As origens de Chico Science e suas conquistas, sua forma de se expressar culturalmente, me incentivou a começar na arte e na música. Ele me mostrou que era possível fazer qualquer coisa”, destacou Alexandre.
Sobre o homenageado – O cantor e compositor olindense, Francisco de Assis França (Chico Science), nasceu no dia 13 de março de 1966, ele foi um dos principais colaboradores do movimento Manguebeat, que aconteceu em meados da década de 1990. O movimento que surgiu em Pernambuco, era formado principalmente por jovens que utilizavam a música como forma de inclusão social. Chico Science deixou dois discos gravados com a banda Nação Zumbi: Da lama ao Caos e Afrociberdelia, sua carreira foi encerrada precocemente por um acidente de carro no ano de 1997.
Crédito das fotos: Jack Nickolson/Secom
Faça um comentário